Artigo
Resumo
O artigo buscou analisar perspectivas dos efeitos do falso a partir de reflexões sobre a peça B de Beatriz SIlveira e seu processo de criação ocorrido de maneira remota em 2021. Refletindo sobre aspectos do processo como análises fílmicas coletivas, criações de cenas com dispositivos de dublagem e a criação de um vocabulário comum sobre o conceito de falso e falsificação, o artigo se debruçou sobre a criação de um espaço artístico-pedagógico em que as participantes puderam explorar com liberdade a criação de cenas e ferramentas de análise crítica. As reflexões foram realizadas em diálogo com Joséte Feral e os efeitos de presença, Giorgio Agamben e a tela enquanto obstáculo “material” invisível e os filmes F for Fake (1973) de Orson Welles e Cidade dos Sonhos (2001) de David Lynch em suas elaborações sobre o falso.
Artigo
Resumo
No presente artigo damos continuidade às investigações acerca do conceito de autodefesa e seu potencial no interior do campo artístico e pedagógico a partir da análise do registro de um acontecimento ocorrido no final de 2021 no Rio de Janeiro, que se tornou viral por alguns dias e chamou nossa atenção como uma ação de autodefesa.
Texto
Resumo
Perto do dia do juízo final, uma profeta e um profeta encontram-se para falar sobre política, religião e violência.
Artigo
Resumo
No presente artigo lançamos algumas hipóteses para analisar, em uma obra teatral, a potencialidade de um acontecimento político, que quando vem à tona, pode vir a transformar os sujeitos que nele estão implicados. Nossa intenção é a de propor um campo de ideias a partir da leitura teórica da peça teatral Quando Quebra Queima realizada pela Coletiva Ocupação à luz da noção de sujeitos e seus corpos políticos e do conceito de teatro da multidão de José Sanchéz.